terça-feira, 20 de agosto de 2013

CASA NA ÁRVORE

O projeto de uma casa na árvore requer atenção redobrada para não prejudicar a saúde da árvore em questão. Afinal, se a árvore padecer, padecerá também a casa. Antes de começar a construção, faz-se um check up para saber se a árvore é realmente adequada para servir de base para uma casa. O engenheiro agrônomo ou florestal avalia também o solo da área e se necessário faz algum tratamento preventivo (orgânico ou químico). O projeto da casa só começa depois de se conhecer as condições da árvore, de forma que se minimize o impacto ambiental.
Para este tipo de construção são necessários parafusos especiais e elementos de fundação que não comprometam as raízes da árvore. A estrutura utilizada dependerá do peso da construção e da capacidade de sustentação da árvore. Em alguns casos, apoia-se a casa em mais de uma árvore ou usando também pilares metálicos ou de madeira que distribuem o peso pelo solo. Quando a casa está apoiada numa árvore, é fundamental diminuir ao máximo o peso, por isso a escolha de revestimentos internos leves.
No Brasil, temos a empresa “Casa na árvore”, de Ricardo Brunelli, arquiteto paranaense, que constrói casas, mirantes e espaços de lazer sobre árvores desde 2002. Além de também concretizar o sonho das crianças com casas infantis personalizadas ou pré-projetadas. É dele o projeto abaixo, em Araras, interior de São Paulo. A casa possui quartos, cozinha, banheiro, passarelas e mirantes.
O arquiteto alemão Andreas Wenning também especializou-se em casas na árvores. Mas, no seu caso, a maioria delas tem traços contemporâneos e minimalistas. Como esta em Dusseldorf, Alemanha:
Abaixo a Treehouse Redwoods, na Nova Zelândia, funciona como um local para eventos privados e corporativos e tem a forma de um casulo, oferecendo uma vista completa do seu entorno.
Ainda para ilustrar as casas nas árvores dos adultos, alguns projetos inusitados que adorei:
E podem esperar que em breve vai ter mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário